Pilates Para o Corpo e a Mente

Pilates Para o Corpo e a Mente

Constantemente vemos surgir novas modas referentes a saúde, a busca por uma perfeição ilusória e as atividades físicas que prometem milagres, concentram inúmeros adeptos e desaparecem tão rapidamente como surgiram, entretanto alguns métodos, técnicas e praticas físicas sobrevivem ao tempo mostrando sua eficácia, seus benefícios ao corpo e a mente e conquistam definitivamente seus adeptos. Pilates, o sistema que foi desenvolvido na década de 20 por Joseph Pilates, vem ganhando espaço e conquistando adeptos fieis ao longo do tempo.

Pilates

Pilates

O Que é Pilates

Pilates é um modelo de exercícios físicos muito popular e difundido em todo o país, que envolve a mente e o corpo, através de diversos movimentos controlados através da auto-resistência e da tensão dinâmica, assim entendido a ação de exercitar os músculos, um contra o outro. Pilates buscava com seu método desenvolver a força e a flexibilidade dos praticantes e percebeu ao longo do seu trabalho que a saúde emocional e do corpo são interdependentes. Para aperfeiçoar seu método ele se utiliza também de técnicas e teorias do seu contemporâneo Charles Atlas.

Exercícios

Exercícios

A Base do Pilates

A base de seu método está exatamente na própria vivencia de seu criador. O pai de Pilates foi um atleta e a mãe adepta das terapias naturais, nasceu na Alemanha em 1880, e na infância sofreu de raquitismo, asma e febre reumática, e ainda era menino quando ganhou um livro de anatomia, a paixão nacional, de um médico, e estudou com afinco, passando a exercitar diariamente cada uma das partes de seu corpo.

Estúdio

Estúdio

Quando adulto já era um desportista, praticava boxe, esqui, ginástica e mergulho, na guerra foi preso e ensinou luta e autodefesa aos companheiros, enfermeiro do campo de batalha criou equipamentos para auxiliar a reabilitação dos pacientes. Até que finalmente termina a guerra, ele se casa e em 1926 abre uma academia com a esposa em Nova York, passando a ensinar seu método, que vai aperfeiçoando e atende principalmente atletas e dançarinos lesionados que precisam ser reabilitados. Ganha fama e notoriedade.

Aulas

Aulas

Os Benefícios do Pilates

O método do Pilates propicia aos praticantes o desenvolvimento da força sem o aumento da massa muscular, servindo por exemplo aos dançarinos que necessitam de força mas precisam ser esguios. O método é muito usado até hoje na reabilitação e prevenção de lesões esportivas, além disso fortalece músculos que estejam fracos, alonga os músculos que estejam encurtados e aumenta a mobilidade nas articulações. Com a pratica da pra fazer alongamento em casa também.

Aparelho

Aparelho

Assim o método Pilates aumenta a força através da tensão dinamica e a flexibilidade através dos alongamentos, exige concentração para sentir todos os movimentos e respostas do corpo, desenvolvendo um importante equilíbrio entre mente e corpo. Pilates é um método de exercícios saudáveis mas possui algumas limitações, não há os chamados movimentos aeróbicos então não oferece benefícios cardiovasculares, e por não aumentar a massa não interessa aos fisiculturistas. Também não são indicados para pessoas com problemas de osteoporose, que devem consultar um médico primeiramente.

Deixe um comentário

Name: (Required)

E-mail: (Required)

Website:

Comment: