Entendendo a TPM

Entendendo a TPM

A TPM – tensão pré-menstrual é na realidade uma síndrome, ou seja, um conjunto de diferentes sintomas que afetam a mulher, que é a paixão nacional de todo homem mundialmente falando, mensalmente antes do início da menstruação. Esses sintomas podem ser de ordem física, emocional ou psicológica, e cada mulher apresenta características e sintomas próprios, ou seja, algumas apresentam sintomas emocionais, outras só físicos mesmo estando em forma, outras apresentam todos os sintomas. A TPM é objeto de muitas piadas e ironias, muitos acreditam que ela não existe de fato, mas na verdade mais de 50% das mulheres sofrem de TPM, em algum grau, pois durante o período da menstruação, que é igual ao período reprodutivo, o corpo feminino passa por muitas alterações físicas e hormonais que devem ser as causas da TPM, uma síndrome complexa que ainda não é bem entendida pelos médicos.

Entendendo a TPM

Entendendo a TPM

Sintomas e Tipos de TPM

Pela diversidade de sintomas, a TPM é classificada em quatro tipos diferentes, sendo que a mulher, seja modelo ou não pode apresentar sintomas de um grupo ou mesmo uma combinação desses sintomas.

TPM A – a ansiedade é o sintoma principal nos dias que antecedem a menstruação, associado pode acontecer episódios de agressividade, tensão nervosa, irritabilidade e a sensação explicada por muitas mulheres como “estar no limite”

TPM B – a retenção de líquidos é o sintoma principal, junto a mulher tem inchaço, aumento do volume abdominal, dor nos seios e amento de peso, todos resultantes da retenção de líquidos.

TPM C – nessa divisão o sintoma básico é a dor de cabeça constante durante o período, também vem acompanhada de sensação de cansaço e pelo aumento de apetite, especialmente por doces.

TPM D – o sintoma principal é a depressão, que pode ser associada ao choro fácil, insônia e esquecimento.

Mulher

Mulher

Diagnóstico e Tratamento

Para identificar a TPM, a paciente deve apresentar durante um ano, na maior parte dos ciclos menstruais, no mínimo 5 dos principais sintomas ligados a saúde emocional que são depressão, raiva ou irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de interesse, aumento de apetite, insônia, sensação de estar no limite ou de perder o controle sobre si, além de sintomas corporais. Apesar dos médicos não conseguirem estabelecer as causas específicas que ocasionam a TPM, existem diversos tratamentos possíveis e eficazes, e quando observados a persistência dos sintomas pelo período maior que um ano a paciente deverá procurar o médico.

Tratamento

Tratamento

Este irá estabelecer o tratamento adequado de acordo com as suas características próprias. O tratamento da TPM pode envolver mudança da dieta da moda, aumento das atividades físicas como alongamentos, suplemento de vitamina B6, também pode ser receitada a administração de Vitex e tratamento hormonal. A inclusão de alguns itens na alimentação como fibras e soja também podem fazer efeitos incríveis sobre os sintomas da TPM. O tratamento da TPM não elimina todos os sintomas, mas aliado a uma alimentação balanceada seus efeitos podem ser diminuídos sensivelmente, ao que esposos, filhos e colegas agradecem.

Deixe um comentário

Name: (Required)

E-mail: (Required)

Website:

Comment: