Como Tratar Um Escaldão

Como Tratar Um Escaldão

Apesar das constantes campanhas publicitárias orientando a população a respeito dos perigos de se expor demasiadamente ao sol pode em busca de uma perfeição ilusória podem ocasionar na sua saúde e aos cuidados que se deve ter com o horário e o uso de filtro solar com FPS adequado, muitas pessoas não prestam atenção as recomendações, enquanto outras ainda não levam a sério as recomendações achando que não há riscos. E assim ainda hoje muitas pessoas acabam por tomar os conhecidos escaldões, que nada mais é do que a queimadura da pele pelos raios solares que aumentam os riscos de desenvolver câncer de pele, principalmente nos bumbuns e cochas que são verdadeiras paixões nacionais, além de causar o envelhecimento da pele, porque uma queimadura mata milhares de células da nossa pele e muitas delas não irão mais se regenerar.

Como Tratar Um Escaldão

Como Tratar Um Escaldão

Classificando o Escaldão

O escaldão ou a queimadura do sol é um processo infeccioso da pele e pode ser classificado em 1º, 2º ou 3º grau. Em uma queimadura de 1º grau a pele vai ficar muito vermelha, quente além de muito sensível causando dor e pode ser tratada sem auxilio de um dermatologista. Na queimadura de 2º grau além dos sintomas da queimadura de 1º grau aparecem as bolhas com líquido transparente e pode acontecer também a febre, nesses casos a pessoa deve procurar um médico porque há o risco e infecção e é necessário a prescrição de medicação inclusive para dor. Nas queimaduras e 3º grau a pele fica insensível ao toque, além de ficar dura. Nesse caso houve a destruição da pele e é necessário procurar o médico com urgência.

Sol

Sol

Tratando o Escaldão

A primeira coisa fazer quando se perceber que a pele está ficando vermelha é sair imediatamente do sol, pois se a sua pele levou horas para ficar vermelha, depois desse estágio poucos minutos bastam para levar a uma queimadura grave, pois a pele já esta sensibilizada. Com o escaldão as células da pele são queimada e portanto a melhor receita para cuidar da pele nas primeiras 48 horas é a hidratação, por dentro e por fora, tome um banho fresco, nunca quente, passe um hidratante adequado, de preferência de aloe vera e/ou calêndula, muitas vezes durante o dia e tome também muita água. Um creme ou pomada a base de cortisona também pode ser usado para aliviar a dor. Use roupas soltas e leves, de preferência vestidos de algodão ou seda, que deixam a pele respirar, e não se exponha ao sol por alguns dias, até que sua pele esteja plenamente curada. Quando a dor é muita pode ser necessário tomar um analgésico.

Pele e Sol

Pele e Sol

Outros Cuidados

Quando você toma um escaldão além da pele o organismo também sofre as consequências, pode ficar desidratado e vai gastar suas energias para recuperar e substituir as células danificadas pela ação do sol, portanto além dos cuidados externos é preciso cuidar da alimentação. Nesse período procure uma dieta balanceada, leve, evite a ingestão de comidas calóricas ou gordas e coma muitas frutas, cenouras, tomates que são ricos em caroteno, iogurtes e saladas, e não esqueça a água, pelo menos dois litros de água por dia, isso garantirá sua recuperação mais rapidamente e diminuirá os danos ao organismo. E para finalizar, depois que passar o vermelhão da pele o ideal é analisar detidamente a pele e verificar se não apareceram manchas ou outros pigmentos, rugosidades ou deformações. Os raios solares estão cada vez mais fortes e agressivos a saúde humana, principalmente para as modelos, e qualquer sinal diferente você deve procurar um dermatologista.

Deixe um comentário

Name: (Required)

E-mail: (Required)

Website:

Comment: