Santo Antonio

Festas juninas ou festa a santos populares também é celebrado o dia de Santo Antonio, um santo católico reconhecido por seus vários milagres, esse santo é conhecido por ser o santo casamenteiro que moças que querem se casar faz promessas para ele. Quem não gosta de uma boa festa junina, muita alegria, Chapéu de Palha e lindos Vestidos de Festa. Diz a lenda que muitas dessas graças são alcançadas devido à interferência de Santo Antonio sendo que esta mesma lenda afirma ainda que ele é dono de receitas mágicas que fazem os casais se apaixonarem e casarem. Um santo muito exigido por seus fiéis que não abrem mão no seu dia, de fazer os seus pedidos juntamente com promessas para que sua graça seja alcançada.

Santo Antonio

Santo Antonio

A festa de Santo Antonio é muito comemorada no Brasil em várias capitais. É uma festa cheia de crenças e seguidores devotos fiéis a Santo Antonio, a infinidade de doces e danças junto à fogueira e bebidas típicas faz o clima esquentar e uma multidão de pessoas participa dessa folia que acontece no mês de junho e é muito apreciada pelos fiéis e até mesmo por quem não acredita em santos, pois o que realmente vale é um abraço entre amigos no meio da festa e apreciar todas aquelas comidas típicas que são preparadas a base de farinha de milho. Casar Não Saiu da Moda.

Festa

Festa

Santo Antonio é um santo católico que nasceu em Lisboa e dedicou a sua vida para fazer caridade aos necessitados e um excelente conciliador de casais, diz a lenda que as moças que queriam se casar, que colocassem o Santo Antonio de cabeça para baixo dentro de um copo com água e só tirasse ele de lá quando o seu pedido fosse aceito, esses rituais devem ser feitos de madrugada no dia treze de junho, e outra curiosidade é quando a estatua se parte os cacos devem ser juntos e ser colocados em um cemitério, tudo isso para realizar um sonho de menina que quer se casar. Existe também outra cerimônia que se chama trezena por durar treze dias onde os fiéis fazem uma fogueira de formato quadrado e ali eles celebram com comes e bebes, entoam cânticos e soltam fogos é uma alegria só participar dessas festas.

Foto

Foto

É como uma brincadeira de criança que todos aproveitam para voltar à infância participando dessas brincadeiras. As moças já começam até a pesquisar os preços de Vestidos de Noiva. Tem também outro costume realizado pelos fieis, todo dia treze de junho as igrejas distribuem aos pobres os famosos paezinhos de Santo Antonio, diz à lenda que esse pão deve ser guardado em uma lata de mantimentos por um ano para que não falte alimento naquela casa e há quem diga que o pão não mofa se conserva íntegro durante o ano. Na internet é possível encontrar os dias e o local das festas de Santo Antonio para que os fiéis possam se programar e participar fazendo suas simpatias e cantando as letras de musicas especiais para a ocasião que agradam as pessoas e tornam a comemoração muito rica em fiéis e devotos do santo casamenteiro. O santo também é padroeiro da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul e o seu dia é declarado feriado municipal e nesse dia são realizados casamentos comunitários. É uma maneira de agradar ao santo e garantir uma vida de casados duradoura. Que tal já preparar seu Vestido de Casamento depois que fizer seu pedido ao Santo Antonio?

Deixe um comentário

Name: (Required)

E-mail: (Required)

Website:

Comment: