Bijuterias de Prata

Bijuterias de prata são assim chamadas as peças de bijuterias artesanais feitas de prata, porém a prata é, juntamente com o ouro, um metal precioso que é usado por homens e mulheres desde a antigüidade, algumas pessoas desinformadas consideram as jóias em prata como semijóias ou bijuterias e colares de prata, o que é um grande erro.

Imagem de Amostra do You Tube

Essa denominação de “semijóia” somente é adequada quando se trata de peças banhadas em prata e não peças maciças. (Na verdade, falar em “semijóia” é tão fora de propósito como falar em ovos semi-estragados, mulher semigrávida ou pedras semipreciosas.), e as bijuterias de prata precisam de um metal mais puro para poder ser moldado em bolsas personalizadas ou também em bolsas de palha.

Imagem de Amostra do You Tube
A prata possui variadas gradações que indicam o seu nível de pureza. A prata pura ou prata fina possui o teor de pureza igual a 1000 e não se usa na fabricação de jóias, a não ser em casos especiais como filigrana. Peças da moda feminina foram confeccionadas com prata 1000 ficam com um grau de dureza muito baixo e se arranham ou se machucam facilmente, não podendo ser utilizada para a execução de bijuterias de prata. No século XIII, o rei de Portugal Dom Afonso II promulgou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata. Era em conformidade com essa lei a liga de prata que contivesse, no mínimo, 80% de prata pura em sua composição. Esse termo, prata de lei, é usado, ainda hoje, para denominar os diversos tipos de ligas de prata, especialmente as chamadas “pratas baixas”, as ligas com teor inferior a 925 gramas de prata por mil gramas.

Deixe um comentário

Name: (Required)

E-mail: (Required)

Website:

Comment: